Qual fibra ajuda a emagrecer

Resultado de imagem para fibra ajuda a emagrecer

Qual fibra ajuda a emagrecer

A fibra é um nutriente importante, mas o certo é que não é muito conhecido.
A fibra são os hidratos de carbono que não pode ser digerida por seres humanos.
Existem diferentes tipos de fibras , solúveis e insolúveis, consoante se podem dissolver-se em líquidos.
As mais importantes são as solúveis e as insolúveis, têm como principal função atuar como agentes de aumento de volume e não são muito interessantes.
Mas as solúveis, sim, que têm grandes benefícios sobre a saúde e sobre o metabolismo.
Foi possível demonstrar através de vários estudos que a fibra solúvel ajuda a perder gordura.

A FIBRA ALIMENTAR AS BOAS BACTÉRIAS DO INTESTINO
Estima-Se que o nosso intestino tem cerca de 100 trilhões de bactérias, as quais encontram-se principalmente no intestino grosso.
Estas bactérias é o que se conhece como flora intestinal
Ter bactérias no intestino pode parecer algo ruim, mas a verdade é que é algo muito positivo.
Estas bactérias contribuem com diferentes benefícios para a saúde, entre eles temos o controle do peso, o controle do açúcar no sangue, a imunidade e até mesmo a função cerebral.
Como outros organismos, estas bactérias precisam estar bem alimentadas para estar saudáveis.
Aqui é onde entra em jogo a fibra solúvel, a qual passa através do sistema digestivo quase sem mudanças, chegando as boas bactérias que há no intestino que acabam por digerirla e transformá-la em energia útil.
Alimentar as bactérias boas do intestino é o que se conhece como efeito prebiótico , e acredita-se que é muito positivo para a saúde e para o peso corporal.
Outra fibra que tem um comportamento semelhante é o amido resistente

Imagem relacionada

AS BACTÉRIAS BOAS AJUDAM A REDUZIR A INFLAMAÇÃO, ALGO MUITO IMPORTANTE PARA EVITAR DIVERSAS DOENÇAS E A OBESIDADE
É sabido que as bactérias do intestino têm efeitos positivos sobre as vias inflamatórias.
Produzem nutrientes para o corpo, entre eles os ácidos graxos de cadeia curta, os quais alimentam as células do cólon.
Isso resulta em diversos benefícios, entre eles a redução da inflamação no intestino e melhorias nos distúrbios inflamatórios.
A inflamação pontual é positiva, já que nos ajuda a combater invasores externos e a reparar as células danificadas.
Mas quando a inflamação se torna crônica, temos um problema grave, já que, naquele momento, o que há é agir contra os tecidos do nosso corpo.
É sabido que esta inflamação crônica favorece várias doenças, entre elas, a do coração, a síndrome metabólica e a doença de Alzheimer, e mais alguns.
Também é sabido que a inflamação crônica favorece o aumento de peso e a obesidade, já que tem efeitos prejudiciais contra o hormônio leptina.
Foi possível demonstrar através de diferentes estudos que tomar muita fibra ajuda a reduzir os marcadores inflamatórios no sangue.

A FIBRA DE VISCOSE NOS AJUDA A REDUZIR O APETITE, COM O QUE COMEREMOS MENOS CALORIAS
Embora, eu não acho que seja necessário ter que contar calorias , é um fato que precisamos de obter um déficit de calorias para perder peso.
Ou seja, comer e beber menos calorias do que queimamos. Power blue funciona mesmo e existe para isso.
Qualquer coisa que nos consiga ajudar a reduzir o apetite sera boa para consumir menos calorias sem ter que estar a pensar nisso
A fibra ajuda-nos neste sentido, já que faz nos sentirmos mais saciados, o que é muito positivo para comer menos.
Mas apenas um tipo de fibra consegue isso.
Depois de ser analisados 44 estudos , viu-se que, enquanto que os tratamentos de fibra, que ajudavam a aumentar a saciedade , apenas 22% diminuíram a ingestão de alimentos.
Especificamente, é a fibra de viscose que nos ajuda a reduzir o apetite e a ingestão de alimentos.
Falamos de viscosidade para nos referirmos à resistência que tem ao estresse. Por exemplo, o mel é mais viscoso que a água.
Existem diferentes tipos de fibras solúveis viscosas, como as pectinas, os beta-glucanos, o glucomanano e a goma de guar que engrossam a água, formando uma substância gelatinosa que se instala no intestino.
Isso cria uma espécie de gel, que faz com que se torne lento o esvaziamento do estômago e aumentar o tempo necessário para digerir e absorver os nutrientes. Ao final o que se consegue é uma alongada sensação de saciedade e reduzir de forma importante o apetite.

Imagem relacionadaAlguns estudos têm indicado que os benefícios desta fibra sobre a perda de peso vão focados na redução da gordura da barriga , a qual é a mais prejudicial na cavidade abdominal, e está muito associada à síndrome metabólica.

SÃO EFETIVOS OS SUPLEMENTOS DE FIBRA PARA PERDER PESO?
Os suplementos de fibra são feitos a partir do isolamento de fibras de plantas.
É verdade que estas fibras isoladas podem ter alguns benefícios para a saúde, embora no que diz respeito ao controle de peso, os resultados têm sido mistos e pouco convincentes.
Pôde ser verificado em um estudo de revisão que as fibras viscosas solúveis psilio e goma guar, são ineficazes como suplementos para a perda de peso.
Uma exceção é o colageno hidrolisado emagrece, uma fibra que é extraído da raiz do konjac.
Esta é uma das fibras dietéticas viscosas mais conhecidas, e foi possível demonstrar que ajuda a reduzir o peso de uma forma moderada, quando é utilizada como suplemento.
É muito importante conseguir a sinergia de todos os nutrientes que existem nos alimentos, dessa maneira conseguimos os maiores benefícios. Tomar estes nutrientes de forma isolada não é o mesmo.
Por isso, minha recomendação é que você começa a fibra de alimentos integrais, como os vegetais.
Você pode começar fibra de viscose comendo alimentos vegetais.
Se você está pensando em começar a fazer uma dieta alta em fibras , é importante que eu esteja fazendo de forma progressiva, já que seu corpo precisa de tempo para se adaptar.